Pontes
Ponte da Arrábida
A Ponte da Arrábida, projectada por Edgar Cardoso, com um vão de 270m, foi durante algum tempo o recorde mundial para pontes em arco de betão armado. Inaugurada em 1963, atinge 70m acima do nível médio das águas.
Os quatro grandes pilares que rematam a zona central da ponte apresentam...
Pilares da Ponte Pênsil
Obra da firma francesa Claranges Lucotte e Cª, abriu ao público em 1843, dando cumprimento à necessidade da construção de uma ponte permanente que fizesse a ligação entre Porto e Vila Nova de Gaia.
Dizia-se, no entanto, que a ponte tremia como 'varas verdes', pelo que esta insegurança ditou a...
Ponte D. Luis I
Projectada pelo Eng.º Teófilo Seyrig, discípulo de Eiffel, inaugurada em 1886, é constituída por dois tabuleiros em ferro sobrepostos.
Tem 395 metros de comprimento e 8m de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado.
Actualmente o tabuleiro...
Ponte Infante D. Henrique
Baptizada em honra do Infante D. Henrique, foi inaugurada em Março de 2003.
É da autoria do engenheiro Adão da Fonseca e foi construída para substituir o tabuleiro superior da ponte D. Luís I, entretanto reservado para a Linha Amarela do metro do Porto.
Trata-se de uma ponte à cota alta...
Ponte D. Maria Pia
A ponte de D. Maria Pia foi uma obra construída "no limite das possibilidades clássicas da construção metálica "; disse-o, há mais de cem anos, Eiffel, o notável engenheiro francês que, na viragem do século, deu o nome à celebre torre de Paris.
Na sua época a Ponte D. Maria Pia foi uma...
Ponte de São João
Esta estrutura ferroviária, de autoria de Edgar Cardoso, liga a estação de Campanhã, no Porto, a todos os destinos em direcção a sul, sendo a primeira estação a de General Torres em Vila Nova de Gaia.
O seu vão central, com 250 metros, marcou, dentro das pontes em 'pórtico', um novo recorde...
Ponto de Freixo
A ponte situada mais a montante de todas as outras, no extremo da cidade, é da autoria do Professor António Reis e do Engenheiro Daniel de Sousa e foi inaugurada em Setembro de 1995. É uma ponte em pórtico com 150 metros de vão principal, em betão armado pré-esforçado, tendo sido adoptadas novas...
Itens: 1 - 7 de 7